Sua origem causa polêmica , porém ele é unanimidade na hora em que a temperatura aumenta, mais consumido no verão e na primavera .
Bem , é quando a temperatura chega a beira dos 38 graus que um dos melhores companheiros é o sorvete.De massa, no palito, caseiro, de qualquer forma .. É difícil achar alguém que não aprecie esta delícia .Muita gente desconhece a história do sorvete, pois existem várias teorias sobre o surgimento desta iguaria,originou-se no oriente .
O sorvete no Brasil
A primeira sorveteria brasileira, surgiu em 1835, quando um navio americano aproximou-se do Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvete de frutas. Naquela época eles não tinham como conversar o sorvete gelado, portanto ele tinha que ser consumido logo após ter sido feito. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo . (...) Evoluindo a passos curtos, esta guloseima só teve distribuição no país em escala industrial no ano de 1941, quando foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S Harkson do Brasil , nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto.Seu primeiro lançamento, já com o selo Kibon, foi o Eski-bon. Desde então a população foi se tornando mais adepta , dados recentes mostram que o país consome mais de 200 mil de toneladas de sorvete por ano!
Onde saborear o sorvete .
Quem diria que aquela pasta misturada com leites e frutas se transformaria num dos produtos mais consumidos no mundo né ? Então .. a variedade de sabores, cores e formatos é proporcional á reação das pessoas que o degustam.
Curiosidades do Sorvete. A taça de sorvete "sundae" surgiu no início do século passado (20), nos Estados Unidos , e era servidas aos domingos ("Sunday", em inglês, significa domingo). Portanto o invento recebei uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado.
No início , no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em covas grandes para que não derretesse. Ele durava até cinco meses , o tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete !Nos EUA, o maior consumidor de sorvete do mundo, foi criado o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 do julho, mês em que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.
Taça de Sundae |
Como fazer a mistura
No caso de se utilizar sistema de pasteurização por placas, deve-se aumentar a temperatura da calda gradualmente até 68 a 70°C, bombeando-se a calda para o homogeneizador assim que for atingida esta temperatura.
São mais de 100 sabores de sorvete , falaremos aqui alguns deles são :
Abacate, abacaxi, acerola, africano, alpino, amora, avelã, beijinho, bombom, brigadeiro, canela, capuccino, carioca (tipo), cereja , castanha , chocolate , chocolate c/ cereja , chocolate c/ nozes , chocolate c/ avelã, chocolate c/ doce de leite , chocolate c/ crocante , chocolate c/ laranja , chocomenta , coco , coco queimado , creme , creme russo , damasco , diamante negro , doce de leite , flocos , floresta negra , framboesa , frutas vermelhas , graviola , hortelã , leite condensado , limão , maracujá , milho verde , menta , melão , morango , napolitano , nata , nata c/ goiabada , nada c/ banana , nescau , nozes , ouro branco , pavê , passas ao rum , prestígio (tipo) , pistache , sensação, sonho de valsa , tangerina , trufa , tutti-frutti , uva , entre outros ..
Dos mais simples picolés até sundaes e bananas-splits, passando pelos fritos (os tempurás de sorvete envolvidos por uma casquinha crocante,frito em óleo muito quente e em poucos segundos servido em restaurantes japoneses), o sorvete é sucesso em qualquer estação !
Sorvete é um cristal de gelo, produzido através de uma mistura homogênea composta de água (ou leite), (leite em pó), açúcares, gordura proveniente da manteiga e ou creme de leite e ou gordura vegetal hidrogenada, aroma fruta ou suco de fruta, emulsificante, espessante e “ar” sendo que deverá manter-se em suspensão durante e após o seu processo de congelamento.
Podemos dizer que um sorvete está ligado a uma lei física que diz:
Para se obter um produto de boa qualidade, costuma-se dizer que é mais importante a “quantidade” utilizada do que propriamente a qualidade da matéria prima (não que isso seja desnecessário) claro que se obtiver-mos qualidade e quantidade sempre “corretas” teremos um excelente produto final.
O importante é que você tenha um bom balanceamento de suas misturas, para que se tenha sempre um padrão constante em seu sorvete.
Teremos 3 tipos de sorvete com teores diferentes, não se obtendo portanto o “Padrão” ao qual tanto queremos, ou seja nunca poderemos ser padrão, e não é difícil de se conseguir, haja vista que o “Mc Donald´s” consegue ter padrão ao redor do mundo, ou seja em mais de 97 países.
Processo de fabricação de sorvetes
1-Mistura, 2-Pasteurização, 3-Homogeneização,4-Resfriamento,5-Maturação, 6-Batimento e Congelamento, 7-Alimentador Automático ,8-Acondicionamento,9-Congelamento Final ,10-Estocagem,11-Distribuição
O início do preparo da calda consiste em um processo de mistura em tanques providos de agitadores cuja velocidade varia de acordo com o equipamento. Alguns têm agitadores que são chamados de “emulsores”, deixando-se claro porém que uma emulsão verdadeira só se obtém com o uso de homogeneizadores.
O equipamento utilizado para preparar a mistura deve ser de aço inox de boa qualidade, se possível no mínimo 3 16L, possuir duplo sistema de agitação e ainda estar provido de camisa de água quente para permitir aquecimento.
Pesar ou medir o volume dos ingredientes a serem utilizados na formulação. No caso de se utilizar medidas volumétricas, cuidado com a conversão de peso para volume e com a temperatura! (levar em conta a densidade do produto e lembrar que esta varia com a temperatura)
Inspecionar todo sistema para verificar se as condições higiênicas e sanitárias são aceitáveis, caso contrário deve-se primeiramente realizar rigorosa limpeza e desinfecção dos equipamentos
Observar que a ordem de adição deve ser sistematizada, já que os ingredientes utilizados têm características diferentes em estado físico, tamanho de partículas e grau de solubilidade (abaixo é dada uma ordem de adição que costuma dar bons resultados)
Fazer uma pré-mistura dos estabilizantes e emulsificantes sólidos com açúcar para facilidade de dissolução
Com o sistema de aquecimento desligado, ligar a agitação lenta e iniciar a adição de ingredientes líquidos como água, leite, creme de leite, leite de coco ou outros
Iniciar o aquecimento da mistura
Adicionar os ingredientes lácteos em pó como o leite desnatado ou integral em pó. Estas adições, bem como gema de ovo e cacau em pó devem ser feitas antes que a temperatura atinja 50°C
Adicionar o açúcar
Adicionar outros ingredientes sólidos como gordura vegetal hidrogenada, manteiga, licor de cacau. O blocos devem ser reduzidos a pedaços pequenos antes da adição no tanque de mistura
Adicionar ingredientes líquidos viscosos como xarope de glicose ou extrato de malte, e emulsificantes viscosos como a lecitina
A seguir ligar a agitação rápida. Aglomerados ou pelotas de material que não se dissolveu totalmente na agitação lenta vai acabar se “dissolvendo” agora
Adicionar aos poucos e lentamente a pré mistura de estabilizantes, espessantes e açúcar. Esta adição deve ser feita diretamente no vórtice formado pela hélice do agitador de alta rotação.
Após a adição dos ingredientes:
No caso de sistema de pasteurização por batelada (ou “batch”)”, feita no próprio tanque da calda, deve-se manter a temperatura por no mínimo 70°C por 30 minutos.
OBS.: no caso de pasteurização contínua tipo HTST - (High Temperature X Short Time), a homogeneização da calda deve ser anterior à pasteurização.
1. Manter o sorvete à uma temperatura para estocagem inferior a - 25C na câmara fria.
2. Todo (sorvete) em freezer para venda ao consumidor deverá manter uma temperatura entre 12 e 14C.
3. Manter o sorvete afastado de peixes, carnes, frutas e enlatados, pois o mesmo funciona como a um ímã, no que se refere ao odor.
4. Nunca colocar em freezer, garrafas de bebidas ou outro produto qualquer, à temperatura ambiente, pois esse produto irá roubar de imediato o FRIO do sorvete, não deixando que a máquina (freezer) trabalhe tempo suficiente para gelar o produto e contribuindo assim para o derretimento do mesmo. Lembre-se que as garrafas trazem em sua parte externa focos de poeira, môfo e sujidades imperceptíveis aos olhos, mas que acarretam sérios riscos de contaminação para o produto, pois as mesmas passam de mãos em mãos antes de chegar a você.
5. Retirar rapidamente os baldes fora do freezer, para fazer manutenção e limpeza.
6. Não apertar com a espátula o sorvete, pois irá prejudicá-lo na textura. (Cremosidade).
7. Não servir o sorvete fazendo buracos para retirar o produto. O correto é raspá-lo de maneira uniforme, assim sendo a parte superior do sorvete sempre terá uma aparência impecável e correta.
8. Quando existir o famoso buraco nos baldes, você poderá observar que no fundo do balde irá existir um melaço; decorrente da decantação dos açucares, e nas paredes da parte superior do sorvete o mesmo irá ficar seco e quebradiço, decorrente da falta de umidade. (Melaço)
9. Sorvetes como crocante, ameixa ou seja aqueles que apresentam ser mais moles que os outros, mantê-los na posição de contato com os 2 ângulos laterais no freezer, pois são nessas 4 extremidades em que o freezer produz mais frio.
10. Manter os freezers raspados (sem o gêlo nas laterais), pois como se sabe o frio do equipamento chega através de gás emanado pelas placas ou serpentinas, e o gêlo se constitue em bloqueio para o mesmo.
(...)
(...)
Longe de ser só uma guloseima que refresca, o sorvete, além de agradar tanto crianças como adultos, é um alimento com grande valor nutritivo !
No Brasil, durante os meses de outubro a fevereiro são consumidos cerca de 70% de toda a produção anual de sorvetes. A crença, entre nós, é de que os gelados provocam resfriados, dores de garganta, gripes e outros distúrbios do gênero.
Nos hospitais, o sorvete, vem sendo utilizado, especialmente por crianças submetidas à quimioterapia para combater o câncer, que tem dificuldade de se alimentar. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é um ótimo analgésico e ajuda a evitar as náuseas causadas pelo tratamento nas crianças.
Por muito tempo, a produção de sorvete foi um luxo reservado a poucas pessoas, porque dependia do gelo formado na natureza e de trabalhosos métodos para coletá-lo e armazená-lo. Durante todo o século XVII, as receitas foram cuidadosamente guardadas, e saborear essa guloseima gelada ainda era privilégio dos que frequentavam os palácios reais.
A partir do século XVIII, no entanto, o consumo de sorvete começou a se espalhar pela Europa. Em 1768 foi publicado, na França, o primeiro livro do Ocidente a revelar receitas de sorvete, A Arte de Fazer Sobremesas Geladas, que também continha explicações teológicas e filosóficas para o congelamento da água.
Em 1770, o sorvete cruzou o Atlântico até os Estados Unidos, levado pelo italiano Giovanni B. No início do século XIX, Filadélfia passou a ser conhecida como a capital do sorvete do país, devido à grande quantidade produzida e às famosas casas públicas de sorvete da cidade.
Em 1899, o francês August G. inventou um homogeneizador que quebrava os glóbulos de gordura e dava uma textura muito mais suave ao sorvete. Foi durante o século XIX, também, que desenvolveram-se técnicas que abriram caminho para a criação do primeiro aparelho de refrigeração mecânica. Com o surgimento de geladeiras e congeladores no início do século XX, aumentou a produção e o consumo de sorvete, levando ao aparecimento de novas indústrias.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1941-1945), o sorvete já era tão popular, que fazia parte da lista de itens essenciais para manter o ânimo das tropas americanas, como cigarros, refrigerantes e chicletes. A fabricação de sorvete para civis tinha sido reduzida, com o intuito de economizar leite e açúcar.
fonte : www.portalsaofrancisco.com.br
De tanto falar em sorvete da até vontade de comer né ? rs
Então , venho agradecer á todos aqueles que estão acompanhando o crescimento do meu blog , muito obrigada mesmo ! estou satisfeita com o resultado que estou obtendo ..
Voltem sempre !
fonte : www.portalsaofrancisco.com.br
De tanto falar em sorvete da até vontade de comer né ? rs
Então , venho agradecer á todos aqueles que estão acompanhando o crescimento do meu blog , muito obrigada mesmo ! estou satisfeita com o resultado que estou obtendo ..
Voltem sempre !
0 comentários:
Postar um comentário